segunda-feira, 15 de março de 2010

SHOW A celebração de uma década de sucessos


SHOW

A celebração de uma década de sucessos
Ana Carolina se apresenta em BH dia 20 com show que mesclará novo trabalho e grandes sucessos

PRISCILA BRITO
ESPECIAL PARA O PAMPULHA
Foi com a música "Garganta" que a cantora Ana Carolina, mineira de Juiz de Fora, começou a ganhar notoriedade no país. O refrão do sucesso das rádios vem fácil na memória: "Aprendi a me virar sozinha e se eu tô te dando linha é pra depois te abandonar". O que talvez não seja fácil resgatar na lembrança é o ano do sucesso: era 1999.

Daquele ano até hoje, Ana colecionou hits, consolidou parcerias - como a com Seu Jorge - e ganhou intérpretes de peso de suas composições, como Maria Bethânia.

Numa celebração dessa trajetória, a cantora apresenta no próximo sábado (20), em Belo Horizonte, o show da turnê do disco "N9ve", lançado no ano passado.

Variado, o repertório do show mescla canções inéditas do novo trabalho, grandes sucessos e composições resgatadas do início da carreira.

"Acho que o público vai gostar muito de ouvir de novo Que se Danem os Nós, O Avesso dos Ponteiros, A Canção Tocou na Hora Errada e ainda as novas Entreolhares e Mais que a Mim", afirma a cantora, destacando algumas das músicas escolhidas para o repertório.

Há espaço ainda para Ana revelar seu lado sambista, com interpretações de "Ela é Bamba" e "Não Quero Saber Mais Dela", do grupo Fundo de Quintal, e versões para composições de Caetano Veloso e Arnaldo Antunes.

Parcerias

Apesar de cantora solo, Ana raramente está sozinha. Em toda a carreira, ela acumula inúmeros parceiros de palco e composição. Só no último trabalho, ela dividiu o microfone com Zizi Possi, Roberta Sá, Ângela Ro Ro, o sempre parceiro Seu Jorge, Luiz Melodia, Maria Gadú e a cantora de jazz Esperanza Spalding.

Sem conseguir cravar um único nome dentre tantos parceiros, Ana entrega seus preferidos. "Me orgulho muito da minha parceria com Mombaça, da longevidade e qualidade da parceira com meu irmão de fé, Antônio Villeroy, e a parceria incrível com Chiara Civello, uma cantora e compositora italiana", enumera.

Mercado

Em uma década de carreira, Ana Carolina conseguiu façanha rara para os dias atuais. Na contramão do mercado fonográfico no Brasil, que só entre 2005 e 2009 assistiu a uma queda de 40% nas vendas de CDs, a cantora foi uma das artistas que mais vendeu discos no país - foram quatro discos de platina e um de diamante.

"Eu tenho tido sorte nestes dez anos, sempre com uma sintonia muito legal com o público", justifica. Mesmo ciente dos êxitos que obteve em uma década de palco, a cantora prefere não olhar para trás ao fazer um balanço de sua carreira. Para ela, o melhor momento de sua trajetória é "o de agora. Sempre".

Nenhum comentário:

Postar um comentário