domingo, 18 de julho de 2010

Ana Carolina: Leda Nagle lança livro sobre mineirices

ornalista reúne entrevistas de 80 personalidades nascidas em Minas Gerais

Rio - De volta às suas raízes, Leda Nagle, jornalista e apresentadora do ‘Sem Censura’, da TV Brasil, acaba de lançar ‘De Minas para oMundo — Levando Minas no Gesto e no Coração’ (Editora Autêntica), livro recheado com entrevistas de 80 personalidades nascidas no estado assim como ela, oriunda de Juiz de Fora.

Do poeta Carlos Drummond de Andrade à cantora Ana Carolina, passando por Frei Beto e Clara Nunes, a jornalista apresenta a mineirice que transcende os ‘uais’ e os ‘trens’ tão utilizados por esse povo.

“Mineiros são como os gaúchos ou os tijucanos. Têm suas peculiaridades, mas, por ser mineira, escolhi-os”, conta Leda, que não acredita em lanche grátis.

“Acho que a gente sempre paga”, brinca ela que, desde que saiu de Minas, aos 21 anos, nunca perdeu o lado desconfiado.

“E continuo falando sombrinha em vez de guarda-chuva. Saí de Minas, mas Minas não sai de mim”, diz.

Entre os exemplos mais clássicos, está o do ‘come quieto’. “É a característica da Ana Carolina”, entrega a autora, que também fala sobre o preconceito que o povo de lá sofre.

“Quase ninguém sabe que o Cláudio Botelho é de Minas. Ele fala sobre a discriminação. O povo que nasce nas montanhas é diferente do que nasce perto da praia”, justifica Leda Nagle.

Fonte: ODIA ONLINE/por Guilherme Scarpa


Nenhum comentário:

Postar um comentário