segunda-feira, 25 de abril de 2011

Ana Carolina: Música brasileira volta ao Festival de Montreux

Revelado um dia antes por um pirata indelicado, o programa do 45° Festival de Montreux (de 1° a 16 de julho) foi comentado quarta-feira (13) diante da imprensa.



Falou-se então de Arcade Fire, de Santana, de BB King, de Liza Minelli, de Quincy Jones, de Deep Purple ou de Coolio… em Zermatt, estação de inverno, e não em Montreux! Do Brasil, virão Maria Rita, Ana Carolina e Maria Gadú.



A 1600 metros de altitude, o sol brilha e ar é fresco, embora muito menos que o calafrio experimentado pelos organizadores do Montreux Jazz Festival (MJF). Eles haviam organizado uma bela coletiva à imprensa num lugar idílico quarta-feira (13), mas um dia antes, quase todo o programa da 45ª edição circulou na internet, pirateado por um desconhecido.

Diante da imprensa, Thomas Sterchi, diretor do “Zermatt Unplugged” (um festival de rock que ocorre na famosa montanha), não esconde seu entusiasmo: “O Montreux Jazz Festival é nosso modelo”, afirma, antes de acrescentar que o MJF “inseriu a cidade de Montreux no mapa-múndi”.



Brasil está de volta

A música brasileira volta este ano, após dois anos ausente, com Maria Rita, Ana Carolina, Maria Gadú. Mathieu Jaton, secretário-geral do Montreux Jazz Festival, explicou à swissinfo.ch que “é a evolução de estilos musicais dos últimos anos e uma certa saturação na programação na sala Stravinski; talvez também não tínhamos as boas fontes para o que se fazia de melhor no novo cenário musical brasileiro; o público também estava um pouco cansado porque sempre vinham os mesmos artistas. Então demos uma parada de dois anos e lamentamos pelos brasileiros. Mas agora é um grande retorno, e de qualidade, dia 9 de julho”. Dias 9 e 10 de julho também voltam os passeios de barco no lago Léman, com música brasileira, o Brasil Tropical Boat.

Fonte : swissinfo/Bernard Léchot, swissinfo.ch, Zermatt
Adaptação: Claudinê Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário